Nascimento: 1966, Vila Nova de Famalicão, Portugal
O poeta Luís Serguilha lecionou Educação Física por doze anos e chegou mesmo a ser atleta em altas competições desportivas. Investiga ainda a cultura castreja.
Sendo um dos pioneiros das "Bibliotecas de Jardim", mais tarde recebeu o Prémio de Literatura Júlio Brandão.
Roland Barthes
Nascimento: 12-11-1915, Cherbourg, França
Morte: 26-03-1980, Paris, França
Roland Barthes foi um escritor, sociólogo, crítico literário, semiólogo e filósofo francês.
Foi ainda formado em Letras Clássicas, Gramática e Filosofia pela Universidade de Paris.
António Tavares
Nascimento: 1960, Angola
António Tavares mudou-se para Portugal em 1975 e passou a frequentar o liceu, no Porto.
Mais tarde, em Coimbra, licenciou-se em Direito onde foi pós-graduado em Direito da Comunicação.
Foi também professor do ensino secundário em Ponta Delgada e Figueira da Foz e atualmente é vice-presidente da Câmara Municipal do mesmo local.
Como escritor, escreveu romances e peças de teatro.
Com a sua obra "O Coro dos Defuntos" ganhou o Prémio Leya 2015.
Virgílio Ferreira
Nascimento: 28-01-1916, Gouveia, Portugal
Morte: 01-03-1996, Lisboa, Portugal
Virgílio Ferreira, embora formado como profesor, foi como escritor que mais se distinguiu visto que ganhou o "Prémio de Camões" em 1992 e cerca de outros dez mais.
Sigmund Freud
Nascimento: 06-05-1856, Freiberg in Mohren, Morávia
Morte: 23-09-1939, Londres, Inglaterra
Freud foi um médico neurologista criador da Psicanálise.
Iniciou os seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pessoas com histeria.
É também conhecido pelas suas teorias dos mecanismos de defesa e repressão psicológica e ainda por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, através do diálogo entre paciente e psicanalista.
Percy Bysshe Shelley
Nascimento: 04-08-1792, Horsham, Reino Unido
Morte: 08-07-822, Lerici, Itália
Shelley é famosa por obras tais como "Ozymandias" e "The Masque of Anarchy", que estão entre os poemas ingleses mais populares e aclamados pela crítica.
Também escreveu os romances góticos "Zastrozzi" e "St. Irvyne" (1810 e 1811, respetivamente) e os contos "The Assassins" (1814) e "The Coliseum" (1817).
Eduardo Lourenço
Nascimento: 23-05-1923, Portugal (93 anos)
Eduardo Lourenço é um professor e filósofo português e tem uma biblioteca com o seu nome, na Guarda.
Já foi vencedor de vários prémios, entre eles "Prémio D.Dinis" (1995), Medalha de Mérito Cultural (2008) e "Prémio Autores" (2011), e ainda o seu prémio mais recente "Vasco Graça Moura de Cidadania Cultural", em 2016.
Luís António Verney
Nascimento: 1713, Lisboa, Portugal
Morte: 1792, Roma, Itália
Movimento Literário: Iluminismo
Luís Verney foi um filósofo, teólogo, padre, professor e escritor português.
Foi um dos maiores e mais famosos estrangeirados portugueses.
É o autor de "O Verdadeiro Método de Estudar" (Valença, 1746).
Estudou no colégio de Santo Antão e na reformadora Congreção do Oratório até se formar em Teologia e Jurisprudência. O mais conhecido e ativo estrangeirado português, colheu fora do país os pensamentos de renovação que então iluminavam a Europa.
José Tolentino Mendonça
Nascimento: 15-12-1965, Machico, Portugal
Movimento Literário: Poesia, Conto
Deu início ao estudo de Teologia em 1982. Uma vez ordenado padre, em 28 de Julho de 1990, deslocou-se para Roma, local onde terminou o seu mestrado em Ciências Bíblicas.
Na Universidade Católica Portuguesa, doutorou-se em Teologia Bíblica.
Em dezembro de 2011 foi nomeado consultor do Conselho Pontíficio da Cultura.
Passo a citar algumas das suas poesias: "Os Dias Contados" (1990), ""Longe não sabia" (1997), "De Igual para Igual" (2000) e "O Viajante sem Sono".
Foi também vencedor de vários prémios, entre eles, "Prémio Literário da Fundação Inês de Castro" (2009) e "Prémio Literário Casino da Póvoa" e, em 2012, chegou a ser considerado dos 100 portugueses mais influentes, desse mesmo ano, pela revista do Jornal Expresso.
Friedrich Nietzsche
Nascimento: 15-10-1844, Rocken, Província da Saxónia, Alemanha
Morte: 25-08-1900, Weimar, Saxónia
Nietzsche foi um filósofo, fiólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão do século XIX.
Escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo.
Começou a sua carreira como filólogo clássico antes de se voltar para a filosofia.
D. Dinis
Nascimento: 09-10-1261, Lisboa, Portugal
Morte: 07-01-1325, Santarém, Portugal
Foi o Rei de Portugal e Algarve de 1279 até à sua morte e foi apelidado de "Lavrador" e "Poeta". Era o filho amis velho do rei Afonso III e sua segunda esposa, Beatriz de Castela.
Foi grande amante das artes e letras.
Tendo sido um famoso trovador, cultivou as Cantigas de Amigo, de Amor e de Sátira.
Pensa-se ter sido o primeiro monarca português verdadeiramente alfabetizado, tendo assinado sempre com o seu nome completo e, assim, impulsionando a tradução de muitas obras para português.
Richard Zimler
Nascimento: 01-01-1956, Nova Iorque
Zimler é um jornalista , escritor e professor norte-americano naturalizado português.
É formado em Religião Comparativa pela Universidade de Duke e mestre em Jornalismo pela Universidade de Standford.
Depois de se formar, trabalhou durante oito anos como jornalista na zona administrativa da Baía de São Francisco. Mudou-se para Portugal em 1990, residindo desde então na cidade do Porto.
Deu aulas na Escola Superior de Jornalismo e na Universidade do Porto durante 16 anos, lecionando disciplinas na área do Jornalismo.
11º Ano
Ferreira de Castro dezembro, 2017
Nascimento: 24 de maio de 1898, Oliveira de Azeméis;
Morte: 29 de junho de 1974, Porto.
Ferreira de Castro, foi um escritor português que, aos 16 anos de idade emigrou para o Brasil, onde viria a publicar o seu primeiro romance "Criminoso por ambição", em 1916.
Durante quatro anos viveu no seringal Paraíso, em plena floresta amazónica. Depois de partir do seringal Paraíso, viveu em precárias condições, tendo de recorrer a trabalhos como, colar cartazes e ser embarcadiço em navios do Amazonas.
Emigrante, homem do jornalismo, mas sobretudo ficcionista, é hoje em dia, ainda, um dos autores com maior obra traduzida em todo o mundo, podendo-se incluir a sua obra na categoria de literatura universal moderna, precursora do neorrealismo, de escrita caracteristicamente identificada com a intervenção social e ideológica.
A exemplo da sua ainda grande atualidade pode referir-se a recente adaptação ao cinema, com muito sucesso, da obra A Selva.
Antero de Quental
Nascimento: 18 de abril de 1842, Ponta Delgada
Morte: 11 de setembro de 1891, Ponta Delgada
Durante a sua vida, Antero de Quental dedicou-se à poesia, à filosofia e à política. Deu início aos seus estudos na cidade natal, mudando-se para Coimbra aos 16 anos, ali estudando Direito e manifestando as primeiras ideias socialistas. Fundou em Coimbra a Sociedade do Raio, que pretendia renovar o país pela literatura.
Em 1861, publica os seus primeiros sonetos. Quatro anos depois, publica as Odes Modernas, influenciadas pelo socialismo experimental.
Ainda em 1866, mudou-se para Lisboa, onde experimentou a vida de operário, trabalhando como tipógrafo.
Em 1891, regressou a Ponta Delgada, cometendo suicídio com dois tiros, num banco de jardim junto ao Convento de Nossa Senhora da Esperança, onde está na parede a palavra "Esperança".
Os seus restos mortais encontram-se sepultados no Cemitério de São Joaquim, em Ponta Delgada.
Cesário Verde
Nascimento: 25 de fevereiro de 1855;
Morte: 19 de julho de 1886.
Cesário Verde foi um poeta português, sendo considerado um dos pioneiros da poesia que seria feita em Portugal, no século XX.
Aos 18 anos de idade, Cesário matriculou-se no Curso Superior de Letras, mas apenas o frequentou alguns meses. Ali conheceu Silva Pinto, que ficou seu amigo para o resto da vida. Dividia-se entre a produção de poesias publicadas em jornais, e as atividades de comerciante herdadas do pai.
Em 1877, começou a ter sintomas de tuberculose, doença que já lhe tirara o irmão e a irmã. Estas mortes inspiraram contudo um de seus principais poemas, Nós (1844).
Tenta curar-se da tuberculose mas, sem sucesso, vem a falecer no dia 19 de Julho de 1886. No ano seguinte Silva Pinto organiza "O Livro de Cesário Verde", compilação das suas poesias publicada em 1901.
Franz Kafka
Nascimento: 3 de julho de 1883, Praga.
Falecimento: 3 de junho de 1924, Áustria.
Causa da morte: insuficiência cardíaca.
Franz Kafka foi um escritor de língua alemã, autor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. Formou-se em direito e, nos seus tempos livres, começou a escrever contos.
A maior parte de sua obra, como A Metamorfose, O Processo e O Castelo, está repleta de temas de brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário